terça-feira, 26 de outubro de 2010

Episódio 1 - O início (aah... sério??)


Não vou atender por nenhum pseudônimo porque...

Venho por intermédio deste post para apresentar uma breve (ou não) história do rock.

Será o seguinte, uma série dividida em vários capítulos desde os primórdios do chamado Rock N’ Roll. Talvez eu faça alguma coisa sobre história da música, dependendo do meu tempo ocioso.

Primeiramente, para se entender as origens do rock, devemos analisar um pouco a história do blues e do country nos Estados Unidos. O termo ‘’blue’’ em inglês, é uma gíria que retoma a algo melancólico, triste. Cantado e tocado quase que exclusivamente por negros. Não é difícil perceber a relação do nome com a música, afinal, em um país muito racista na época (e ainda hoje), o que os negros queriam era extravasar todas as suas aflições e tristezas, e conseguiram isso com o estilo musical ‘’Blues’’.

Já o country, cantado pelos brancos, principalmente na região do Texas, transmitia as aflições do dia-a-dia, principalmente nos campos de algodão. Os dois estilos eram diferentes: um, mais lento expressava melancolia, e o outro mais rápido, dançante, feito pelos trabalhadores que procuravam distração. Os dois, porém, caracterizados por letras simples. O primeiro passo do Rock era uma união entre esses dois ritmos.

Essa união veio com Muddy Waters, músico de blues, reconhecido por sua voz e personalidade carismática. Ele quebrou os padrões de que negros tocam blues e brancos tocam country ao ter a iniciativa da invenção da guitarra elétrica – juntamente com Leo Fender, que pôs o projeto em prática -, unindo os arranjos do blues com a musicalidade rápida do Country. Waters ajudou também Chuck Berry a conseguir o seu primeiro contrato. Berry também teve participação muito grande no desenvolvimento do Rock ao continuar o que Muddy tinha começado, destacando-se como um de seus maiores sucessos do estilo a música ‘’Johnny B. Goode’’.

O termo Rock N’ Roll veio de uma música de Muddy chamada ‘’The Blues Had a Baby and They Named Rock and Roll’’ que significa: O Blues teve um filho e o chamou de Rock and Roll. A partir disso Chuck Berry começou a usar o termo para designar o novo estilo musical que acabava de nascer.

De uma maneira mais simplificada de se explicar é isso, no próximo post começo daqui e falo um pouco sobre Elvis Presley e Jerry Lee Lewis.

Não perca o próximo episódio.


Vídeos de Muddy e Chuck Berry:




Nenhum comentário:

Postar um comentário